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8.7.14

Resolver problema de construção usando análise e síntese (8)


Problema:     Construir um paralelogramo sendo dados os comprimentos de um lado e das duas diagonais.
Th. Caronnet, Exércices de Géométrie. 2ème livre- La Circonférence. Vuibert. Paris:1947

Para obter a solução por construção, temos de fazer a análise do problema a partir do problema como se ele estivesse resolvido.
Análise do problema:
Com o problema resolvido, teríamos um paralelogramo \;[ABCD]\; sendo \;AB=a,\; AC=d_1, \; BC=d_2.\; Sabemos que as diagonais de um paralelogramo se bissetam num ponto, chamemos-lhe \;M.\;
\;[ABM]\; é um triângulo de lados \;AB=a, \; \displaystyle AM=\frac{d_1}{2}, \;BM=\frac{d_2}{2}\; e o paralelogramo é composto de 2 pares de triângulos iguais.
A construção (sintética, a seguir) é sugerida pelas relações descobertas na análise do problema resolvido. Pode segui-la fazendo variar os valores de \;n\; no cursor \;\fbox{n=1,..., 6}.\;

© geometrias, 8 de Julho de 2014, Criado com GeoGebra



  1. A análise feita, diz-nos que, nas condições do problema, podemos construir um triângulo usando os comprimentos dados e que, a partir dele, podemos construir o paralelogramo que procuramos.
  2. Comecemos por tomar para \;A\; um ponto qualquer do plano e para ponto \;B\; um ponto qualquer da circunferência \;(A,\;a), \; à distância \;a\; de \;A\;.
  3. As diagonais do paralelogramo bissetam-se num ponto \;M,\; escolhemos um dos pontos da interseção \;\left(A,\;\displaystyle \frac{d_1}{2}\right). \left(B, \displaystyle\frac{d_2}{2}\right).\;
  4. A construção do triângulo \;[ABM]\; é decisiva para a resolução do problema, ou mais simplesmente, fundamental é determinar o ponto \;M.\;
  5. C, \;D\; determinam-se assim: \left(M,\;MA\right). MA =\{A,\; C\}
    \left(B, \;BM\right).BM=\{B, \;D\}.\; \;D\; pode ser obtido como interseção das retas: paralela a \;AB\; tirada por \;C\; e paralela a \;BC\; tirada por \;A.
  6. \;[ABCD]\; é o paralelogramo que procuramos.     □
Para que o nosso problema tenha soluções é necessário e suficiente que se possa construir o triângulo \;[ABM]\; ou que AB < BM+MA \;\;\; \wedge \;\;\; BM < MA+ AB \;\;\; \wedge \;\;\; MA< BM+AB
a<\frac{d_1+d_2}{2} \;\;\; \wedge \;\;\; \frac{d_1}{2} < a+ \frac{d_2}{2} \;\;\;\wedge \;\;\;\frac{d_2}{2}< a+\frac{d_1}{2}\;
que é o mesmo que a<\frac{1}{2}(d_1+d_2) \;\;\; \wedge \;\;\; \frac{1}{2}(d_1-d_2) < a \;\;\; \wedge \;\;\; \frac{1}{2} (d_2-d_1) < a
ou \frac{1}{2}\left| \;d_1-d_2\; \right| \; < \;a\; < \;\frac{1}{2}(d_1+d_2)
.

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