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1.5.14

Resolver problema de construção usando transformação de meia volta

Problema:    Num dado quadrilátero de vértices \;A,\;B, \;C, \;D\; inscrever um paralelogramo de centro num ponto \;O\; dado.

A construção a seguir ilustra a resolução do problema.


© geometrias, 1 de Maio de 2014, Criado com GeoGebra


Deslocando o cursor \fbox{n=1, ..., 4}  (direita ao fundo) pode ver os passos da resolução.
  1. São dados 5 pontos \;A,\;B, \;C, \;D, \;O
  2. Os quatro vértices \;A,\;B, \;C, \;D \; definem quatro retas \;AB=a, \;BC=b, \;CD=c, \;DA=d\;. Assinalam-se os quatro segmentos dessas retas: \;AB, \;BC, \;CD, \;DA\; lados.
  3. Na nossa resolução recorremos a uma meia volta de centro em \;O.  Por essa meia volta, cada uma das retas tem por correspondente uma reta paralela \;a \parallel a', \; b\parallel b', ...\;, sendo contrários os sentidos de \,AB\; e \;A'B'\;, etc. segmentos assinalados a tracejado e com as cores dos seus correspondentes pela meia volta. \begin{matrix} & {\cal{R}}(O, 180^o) & & \\ a & \longrightarrow & a'&\;\;\; a\parallel a'\\ b & \longrightarrow & b'& \;\;\;b\parallel b'\\ c & \longrightarrow & c'& \;\;\;c\parallel c'\\ d & \longrightarrow & d'&\;\;\; d\parallel d'\\ a.b = B & \longmapsto & a'.b'=B' & \;\;\;O\in BB' \wedge BO=OB'\\ b.c = C & \longmapsto & b'.c'=C' &\;\;\; O\in CC'' \wedge CO=OC'\\ c.d = D & \longmapsto & c'.d'=D' &\;\;\; O\in DD' \wedge DO=OD'\\ d.a = A & \longmapsto & d'.a'=A' &\;\;\; O\in AA' \wedge AO=OA'\\ \end{matrix}
  4. Tomamos E=a.c' , F=b.d', G=a'.c, H=b'.d \begin{matrix} & {\cal{R}}(O, 180^o) & & \\ a & \longrightarrow & a'&\;\;\; a\parallel a'\\ b & \longrightarrow & b'& \;\;\;b\parallel b'\\ c & \longrightarrow & c'& \;\;\;c\parallel c'\\ d & \longrightarrow & d'&\;\;\; d\parallel d'\\ E= a'.c &\longmapsto& a.c'=G & \;\;\; O\in EG \wedge EO=OG\\ F= b.d' &\longmapsto& b'.d=H & \;\;\; O\in FH \wedge FO=OH\\ \end{matrix}
    O quadrilátero EFGH tem diagonais EG e FH que se intersetam e bissetam em O. É, por isso, um paralelogramo de centro \;O\; inscrito no quadrilátero de vértices \;ABCD: \;\;\;\;E\in a, \;F\in b, \;G \in c, \;H \in d

30.4.14

Resolver problema de construção usando lugar geométrico e uma translação

Problema:
De uma dada posição \;P\;, observam-se dois pontos assinalados \;A,\;B\; segundo um dado ângulo \;B\hat{P}A=\alpha\; e, depois de percorrer uma dada distância numa dada direção \;UV\;, na posição \;Q\; observam-se os pontos assinalados \;A, \;B\; segundo um dado ãngulo \;B\hat{Q}A= \beta\;.
Determinar as posições \;P, \;Q\; em que foram feitas as observações.

A construção a seguir ilustra a resolução do problema.


© geometrias, 29 de Abril de 2014, Criado com GeoGebra


Deslocando o cursor \fbox{n=1, ..., 5}  (direita ao fundo) pode ver os passos da resolução.
  1. São dados dois ângulos \;\alpha, \;\beta\; e um segmento \;UV\; ou \;u\;, e os dois pontos \;A, \;B\; observados segundo os ângulos dados antes e depois de percorrer, numa direção paralela, uma distância igual a \;UV\;
  2. O lugar geométrico dos pontos \;P tais que \;B\hat{P}A = \alpha\; é constituído por 2 arcos (abertos) congruentes para os quais \;AB\; é corda comum um em cada semi-plano dos determinado pela reta AB. Na nossa construção tomamos um dos semi-planos definidos por \;AB\; e o arco a verde nesse semi-plano. Do mesmo modo, se determina e se escolhe o arco capaz do ângulo \;B\hat{Q}A=\beta\;, a castanho na figura.
  3. Na nossa resolução, usando o método da entrada anterior, aplicamos uma translação segundo o vetor \overrightarrow{UV} ao arco verde \;(O_1), obtendo um arco verde (a tracejado na figura).
    Esta arco interseta o arco castanho \;(O_2)\; num ponto que designamos por \;N_2. É, por isso, um dos pontos \;Q\;, ou seja, \;\angle B\hat{N_2}A = \beta.
  4. O ponto N_1 a que corresponde N_2 pela translação \;{\cal{T}}_{\overrightarrow{u}}\; tal que \;N_1 N_2 =UV é um ponto do arco verde \;(O_1)\; original, ou seja, \;\angle B\hat{N_1}A =\alpha.
  5. Os pontos N_1 e N_2 são posições de observação pedidas no problema como fica bem ilustrado com a marcação dos ângulos segundo os quais são vistos os pontos assinalados
Este problema é exemplo interessante por ser apresentado com enunciados diversos para vários contextos, propiciar estudo e discussão sobre existência de soluções e mobilizar lugares geométricos e transformações geométricas na sua resolução.