5.3.05

O que tem acontecido?

A um visitante distraído pode parecer que o blogeometria tem estado parado e que o último artigo é do dia 22 do mês passado - Um erro corrigido. As aparências enganam. Nesse mês de Fevereiro, desde o dia 11 com Um problema de Euclides, e nesta primeira semana de Março, ganhámos várias tentativas de construção e a várias mãos. É preciso ir seguindo as diversas resoluções dos problemas que tinham sido propostas - sobre os artigos respectivos. E convém dizer que conseguimos aprender alguma geometria e formar opinião sobre questões de ensino da geometria, resolver alguns problemas e corrigir algumas das nossas dificuldades com o Cinderella e a publicação em .html.


Estamos convencidos que a aprendizagem da geometria está muito prejudicada com a falta de prática em construções geométricas de régua e compasso. E começamos a ficar convencidos que essa falha tem também consequências dramáticas ao nível do desenvolvimento dos raciocínios hipotético-dedutivos em geral. Resolver problemas construtivos era (em tempos e será ainda hoje) provavelmente a melhor fonte de motivação: desenhar fazendo tentativas, decompor em passos, criar nexos lógicos, etc. A geometria dinâmica - com recurso a computadores e programas como o Cinderella, o SketchPad e o Cabri ou fazendo experiências várias com diversos materiais manipulativos - permite retomar uma tradição de aprendizagem de construções e, mais que isso, permite fazer experiências para conjecturar que construção, quais os seus passos essenciais,... enfim, conjecturar um resultado e fazer uma demonstração. Por exemplo, é formativo verificar a resolução do exercício (VI) - Pontos, rectas e circunferências seguindo a proposta de roteiro feita por mim e mais formativo será provavelmente ver como é que manipulando os dados no GSP (se bem me lembro!), escolhi aquela construção como boa, respondendo a um desafio de Aurélio Fernandes.


Para ficarmos mesmo bem, só nos falta receber mais notícias sobre o que se vê e como se vê o que damos a ver. Mas isso não depende de nós.

Sem comentários: