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5.9.11

Além das translações, meias voltas




Na entrada anterior, o motivo mínimo era o raminho de carvalho e o papel de parede era gerado por duas translações associadas a vetores não paralelos. O grupo de simetrias ilustrado nesse papel de parede era um conjunto de translações munido da composição de transformações, a saber: (\left\{t_{m.\vec{u}+n.\vec{v}} :m,n \in \mathbb{Z} \right\}, \circ).
A classificação p1, a ele referida, justifica~se por não haver simetrias de reflexão nem simetrias de rotação, para além da trivial rotação de 360^o - 1.

Nesta entrada, o motivo mínimo é um triângulo escaleno e é fácil ver que às combinações lineares de dois vetores acrescentamos meias voltas. Clicando no botão "vetores das translações", poderá ver os vetores das translações, sem modificar as suas direções e comprimentos. E não mais do que isso. A verificação das simetrias de translação funciona exactamente da mesma maneira que na entrada anterior.
Se clicar no botão "meia volta" pode mesmo rodar a figura de sombras e verificar que há simetrias de meias voltas. Se chamarmos r à rotação de amplitude 180^o, o grupo das simetrias ilustrado no papel de parede a seguir é constituido pelo conjunto das translações \left\{t_{m.u+n.v} \circ r^k : m, n, k \in \mathbb{Z}\right\}. E a classificação é (ou pode ser)

p2
p2

24.8.11

De um friso (p111) para um papel de parede (p1)

Tome-se o friso da entrada anterior. Por translações associadas a \vec{u}\quad e \vec{v}\quad (independentes) aplicadas à figura
(motivo mínimo, "primitive(?)")
,
obtém-se o padrão plano que se ilustra a seguir.
As translações associadas a \vec{u}\quad e \vec{v}\quad constituem simetrias da figura. Clicando sobre os diversos botões pode ver os vetores associados e os pontos que pode deslocar para verificar as simetrias de translação (\vec{u}\quad, \vec{v}\quad e \quad m.\vec{u}+n.\vec{v}\quad m, n \in \mathbb{Z}). Para além destas, não há quaisquer outras simetrias (não triviais, claro).

p1