12.4.06

Circunferências para um triângulo

No artigo Memórias de Aurélio , para além das construções de circunferências tangentes que foram objecto das últimas entradas, eram propostas actividades de construção de 3 e 6 circunferências tangentes entre si e tangentes aos lados de um triângulo equilátero.

Aos estudantes da turma A do 9º ano propusemos recentemente que estudassem as melhores caixas para empacotar 3, 4 ou 6 bolas dadas, tendo alguns deles apresentado prismas triangulares e pirâmides como boas soluções. Agora propomos-lhes que procurem os círculos que cabem ajustados de determinada forma na caixa triangular que fornecemos.


Há dois modos de apresentar 3 circunferências tangentes duas a duas e tangentes aos lados de um triângulo equilátero, como se pode ver pela ilustração. Apresentamos, por isso, dois exercícios interactivos para os dois processos de construção das 3 circunferências.

Aqui vão como exercícios interactivos os últimos das Memórias de Aurélio. Basta clicar sobre cada uma das ligações para aceder ao exercício respectivo e ensaiar a construção rigorosa que se espera e o computador reconhecerá.

  • Construção de 3 circunferências iguais e tangentes duas a duas e em que cada uma é tangente a um só lado do triângulo.


  • Construção de 3 circunferências iguais tangentes duas a duas e em que cada uma é tangente a dois dos lados do triângulo.


  • Construção de 6 circunferências tangentes duas a duas e tangentes aos lados do triângulo.
  • 6 comentários:

    Anónimo disse...

    Professor Arsélio:
    Resolvi estes problemas e gostei.
    O primeiro que fiz custou mais (o das seis circunferências) mas os seguintes foram fáceis pois baseavam-se no mesmo método de resolução.

    Joaquim Verde

    Anónimo disse...

    Resolvi os três problemas com sucesso. Tive algumas dificuldades no início, mas depois de ter encontrado a primeira solução, tive mais facilidade nos restantes.

    Jaime

    adealmeida disse...

    Agradecemos as soluções que confirmam que os nossos exercícios interactivos podem ser resolvidos pelos estudantes. Melhor ainda quando nos dizem que resolveram com gosto.

    Anónimo disse...

    Ainda demorei um bocado a resolver o das 6 bolas, mas depois de o resolver consegui resolver os outros com relativa facilidade.


    Filipe

    adealmeida disse...

    Pois. Quem resolver primeiro o das seis bolas, fica a ver o panorama todo. Também me parece.

    Anónimo disse...

    Bando de nerd...

    ¬¬