20.6.05

Ponto médio de dois pontos.


No artigo Simetria com compasso , apresentámos um exercício interactivo para uma primeira construção só com compasso e damos a ler as propostas feitas por Eduardo Veloso para exercícios de construção só com compasso.
Estamos a aproveitar para treinar exercícios interactivos, enquanto vamos adiando a capitulação perante o segundo problema proposto por Giorgio Artico, a saber: Costruire le tangenti al cerchio dal punto P - costruzioni con la sola riga . Começamos a achar que é sempre mais fácil dispensar a régua do que dispensar o compasso.
Já agora aqui fica a apresentação do projecto Geometriagon do polarprof - G Artico:

Questo progetto è dedicato a tutti coloro che si dilettano con le costruzioni geometriche con riga e compasso.
Il contenuto è curato dal Centro Ricerche Didattiche "U. Morin" di Paderno del Grappa, che vuole anche in questo modo rendere omaggio alla memoria del fondatore Fratel Roberto Sitia. L'ideazione e il mantenimento del sito sono di polarprof (alias prof. G. Artico). Il software di geometria dinamica utilizzato è C.a.R. del prof. René Grothmann.
Tutti possono consultare liberamente l'elenco dei problemi, e vedere se e da chi sono stati risolti. Però per rendere pubbliche le proprie soluzioni bisogna prima registrarsi nel sito. Per registrarsi basta scegliersi uno username e una password e opzionalmente definire un profilo. Le soluzioni di un esercizio sono visibili solo a chi è riuscito a risolverlo. Ogni settimana saranno proposti nuovi problemi; sono benvenute anche le proposte dei visitatori. Grazie della visita e ... buon lavoro!


Vale a pena visitar o Geometriagon e experimentar o "software" R&C - Régua e Compasso , bem mais exigente que este pobre "blogue" libertino e sempre à experiência.


Hoje, apresentamos como exercícios interactivos a construção de
a) um ponto C colinear com A e B dados e tal que |BA|=|BC|
b) um ponto M colinear com A e B e tal que |AM|=|MB|

só com compasso.


Pode aceder ao exercício interactivo, clicando sobre a ilustração.

E bom trabalho!

18.6.05

Tangentes interiores - Brigite Silva

No artigo Tangentes exteriores , apresentámos a construção das tangentes exteriores comuns a duas circunferências e propusemos a quem o lesse a construção das tangentes interiores a duas circunferências. Brigite Silva, que já colaborou com outras construções, apresentou uma proposta de resolução (em cinderela) que podia ser acedida clicando sobre a ilustração.

E agora?


[A.A.F.]
recuperação da resposta para a proposta em Geogebra

5.6.05

Simetria com compasso

"Usar o compasso e nada mais para determinar o simétrico de um ponto P relativamente a um eixo definido por dois pontos A e B"



Se quer fazer o exercício interactivo, clique aqui ou sobre a ilustração
e, depois de esperar um pouco, tente construir o simétrico de P.
Pode mover os pontos do exercício.
E pode, por exemplo, ver em que condições é que P é alinhado com A e B.
Pode começar a pensar como determinar (com compasso)
o simétrico de P relativamente a B, por exemplo.


Em IV. Construções geométricas (II) , Eduardo Veloso propôe esta construção entre outros exercícios. São perguntas publicadas em 1998, no âmbito do projecto Inovação no Ensino da Geometria on line que continua disponível no site da APM.
Transcrevo o texto de Eduardo Veloso, apelando a que (com o SketchPad, com o Cabri, com o CeR, com o Cinderella ou com a régua, o compasso, o lápis sobre papel) procurem resolver os problemas que ele coloca.

No fim do século XVIII - em 1797 - o matemático italiano Lorenzo Mascheroni, da Universidade de Pavia, publicou um tratado chamado A Geometria do Compasso, em que demonstrou o seguinte teorema:
Todos os problemas de construções geométricas resolúveis por meio de uma régua não graduada e de um compasso podem também ser resolvidas apenas com um compasso.
Evidentemente isto não quer dizer que se possam traçar rectas com um compasso. Nas construções feitas apenas com um compasso, considera-se determinada uma recta quando forem determinados dois dos seus pontos.
Até 1928 Mascheroni ficou com a honra de ter sido o primeiro a demonstrar este teorema. Nesse ano, no entanto, percebeu-se que tinha sido publicado em 1672, em Amsterdão, um livro - O Euclides Dinamarquês - em que G. Mohr demonstrava precisamente o mesmo resultado. Assim, com uma diferença de mais de um século, dois matemáticos tinham chegado independentemente a este mesmo resultado.
Utilize o Sketchpad para resolver, apenas com o auxílio do compasso, os problemas de construções geométricas que se seguem. Note que uma recta é dada, ou determinada, dando ou determinando dois dos seus pontos.


1. Construir o simétrico de um dado ponto relativamente a uma dada recta.
2. Dados os pontos A, B e C, verificar se o ponto C pertence à recta AB.
3. Dada uma recta definida por dois pontos, encontrar outros pontos sobre a mesma recta.
4. Dado um segmento AB, encontrar um segmento AC com o dobro do comprimento de AB. E encontrar um segmento com n vezes o comprimento de AB, com n natural.
5. Construir a intersecção de uma circunferência com uma recta.
6. Dada uma recta AB, determinar a perpendicular à recta AB passando por A.